terça-feira, 28 de outubro de 2014

Como Minas derrubou Aécio

28/10/2014 9:40

Por Leandro Mazzini - de Brasília

Aécio Neves
Aécio Neves

Aécio  Neves  está  um  poço  de  mágoas  com  os  eleitores  mineiros.  Perdeu  para  apresidente  Dilma  no  Estado  nos  dois  turnos.  Ontem,  tucanos  estupefatos  com  o resultado no reduto eleitoral que Aécio governou por dois mandatos começaram a fazer o mea culpa sobre os motivos da derrota: excesso de confiança no voto personificado;não colocou a militância nas ruas; não investiu no Norte e Nordeste do Estado, bolsões ainda com baixo IDH e alvo do Bolsa-Família; e principalmente não tem o apoio dos prefeitos das principais cidades do interior: Uberlândia, Uberaba e Juiz de Fora.

_______________________________________
Com Equipe DF e SP

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

DILMA É MINEIRA, UAI !!!

Norte e Sul: Dilma vence em 15 estados, Aécio em 12


Dilma venceu na maioria dos estados do norte e nordeste, Aecio, nos estado do sul e do sudeste - foto: Agencia Brasil.
Dilma venceu na maioria dos estados do norte e
 nordeste, Aécio, nos estado do sul e do sudeste 
– foto: Agencia Brasil.
A divisão no resultado das eleições presidenciais refletiu-se nos estados. 
Das 27 unidades da Federação, a candidata do PT, Dilma Rousseff, venceu em 15 e o candidato do PSDB, Aécio Neves em 12.
Dilma venceu nos estados de Alagoas, do Amazonas, do Amapá, da Bahia, do Ceará, do Maranhão, de Minas Gerais, do Pará, da Paraíba, de Pernambuco, do Piauí, do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Norte, de Sergipe e do Tocantins. Os melhores resultados foram obtidos no Maranhão (78,76%), no Piauí (78,29%) e no Ceará (76,75%).
Aécio Neves ganhou a disputa no Distrito Federal e nos estados do Espirito Santo, de Goiás, de Mato Grosso do Sul, de Mato Grosso, do Paraná, de Rondônia, de Roraima, do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e de São Paulo. Os estados que mais deram vantagem ao tucano foram Santa Catarina (64,59%), São Paulo (64,31%) e Acre (63,86%, com resultado parcial).
No estado natal dos dois candidatos, Minas Gerais, Dilma derrotou Aécio. Dilma ficou com 52,41% dos votos e Aécio, com 47,59%. De um universo de 15,2 milhões de eleitores, a petista venceu o tucano por uma diferença de 550,5 mil votos.
Embora nascida em Minas, Dilma começou a carreira política no Rio Grande do Sul. No estado, onde tem domicílio eleitoral, a presidenta obteve 46,47% dos votos, contra 53,53% do adversário. Em um colégio de 8,4 milhões de eleitores, Aécio venceu Dilma por 455 mil votos de diferença.
Por Agência Brasil

quinta-feira, 23 de outubro de 2014


Minas 247 – A presidente Dilma Rousseff (PT) lidera as intenções de voto no reduto eleitoral do seu adversário Aécio Neves (PSDB). De acordo com pesquisa Vox Populi, a petista alcança 44% do eleitorado mineiro contra 41% do tucano, que governou o estado de 2003 a 2010. A estatística é referente à votação estimulada, quando são apresentados os nomes dos candidatos.
No primeiro turno da eleição, Dilma também venceu Aécio em Minas por 43% dos votos válidos contra 39% do senador. O estado é o segundo maior colégio eleitoral do País e será decisivo na votação deste segundo turno.
Conforme o levantamento, Dilma vence por 50% a 35% entre os eleitores mineiros com renda de até dois salários mínimos. Na faixa entre dois até cinco salários mínimos, o tucano vence a petista por 43% a 42%. Aécio também alcança mais votos entre os mineiros com renda superior a cinco salários mínimos (52% a 35%).
Avaliação do governo
De acordo com o levantamento, 8% dos entrevistados consideram "ótimo" o governo da presidente Dilma. Os eleitores que acham regular somam 34%; ruim/péssimo, 36%, e não sabem/não responderam, 2%.
A pesquisa foi realizada com 1.600 eleitores, em 91 municípios mineiros, no dias 19 e 20 deste mês. O levantamento tem margem de erro de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos e foi protocolado na Justiça Eleitoral sob o número BR-001150/2014. O nível de confiança é de 95%.

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Aécio tem 46%, e Dilma, 44%, diz 1ª pesquisa Ibope do segundo turno

Levantamento com 3.010 pessoas foi realizado entre 7 e 8 de outubro.
Margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Do G1, em São Paulo
Ibope presidente VALE (Foto: Arte/G1)
Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (9) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto no segundo turno da corrida para a Presidência da República:
Aécio Neves (PSDB): 46%
Dilma Rousseff (PT): 44%
- Branco/nulo/nenhum: 6%
- Não sabe: 4%
A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S. Paulo".
Na margem de erro, os candidatos estão empatados tecnicamente. É o primeiro levantamento divulgado pelo instituto no segundo turno da eleição presidencial.
Votos válidos
Se forem excluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores que se declaram indecisos, mesmo procedimento utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição, os índices são:
Aécio - 51%
Dilma - 49%
Na margem de erro, os candidatos estão empatados tecnicamente.
O Ibope ouviu 3.010 eleitores em 205 municípios de 7 e 8 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-01071/014.
1º turno
No primeiro turno, Dilma teve 41,59% dos votos válidos e Aécio, 33,55% (veja os números completos da apuração no país).

veja também

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Dilma cresce em MG e trava disputa com Aécio na reta final




Nos dois últimos dias de campanha, os candidatos à Presidência Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) escolheram Minas Gerais, o segundo maior colégio eleitoral do país (10,5% do eleitorado), para pedir votos.

Nesta sexta-feira (3) e sábado (4), os dois candidatos estarão em campanha no Estado, cada um com objetivo diferente.

Dilma viu suas intenções de voto crescerem em Minas em seis dias, mantém a liderança no Estado e, agora, busca somar pontos para tentar a vitória ainda no primeiro turno.

Aécio se manteve estacionado no segundo lugar e tenta crescer em sua base eleitoral para ir ao segundo turno contra a presidente petista.

Segundo pesquisa Datafolha, Aécio tem 29% das intenções de voto em Minas, ante 42% da petista. Na pesquisa anterior, o tucano tinha o mesmo percentual, enquanto Dilma cresceu seis pontos percentuais. Ela foi a única que cresceu.

A candidata do PSB, Marina Silva, oscilou dois pontos para baixo: 19% para 17%. A pessebista reservou esta sexta-feira para fazer carreata no Rio de Janeiro junto com seu vice, Beto de Albuquerque.

Neste sábado, Dilma participará de uma caminhada no centro de Belo Horizonte ao lado do candidato do PT ao governo do Estado, Fernando Pimentel, que deverá vencer no primeiro turno –segundo o Datafolha, ele tem 45%, contra 27% do candidato do PSDB, Pimenta da Veiga.

MARATONA MINEIRA

Na tarde desta sexta, Aécio concentra a sua agenda em quatro aglomerados urbanos de Belo Horizonte. São vilas e favelas da capital mineira –Dilma esteve numa delas, o aglomerado da Serra, na segunda-feira (29).

Neste sábado (4), enquanto a presidente estiver em Belo Horizonte, o senador irá percorrer quatro cidades da região metropolitana de BH (Santa Luzia, Ribeirão das Neves, Contagem e Betim).

Apesar de Dilma ter crescido seis pontos no Estado, na capital mineira a petista ainda perde para Aécio, embora também tenha crescido nove pontos em BH. Segundo o Datafolha, o tucano tem 38% de intenção de voto na cidade, contra 31% da presidente.

No levantamento da semana passada, Aécio tinha 36% –oscilou dois pontos para cima, dentro da margem de erro. Dilma tinha 22% e agora aparece com 31%. Marina caiu de 20% para 16%.

A disputa pela vaga no segundo turno das eleições ficou ainda mais acirrada depois que o Datafolha indicou empate técnico entre Marina e Aécio no cenário nacional.

O instituto mostrou que Marina está numericamente à frente com 24%, enquanto Aécio aparece com 21%. Dilma lidera com 40%.

Folha.com