PAULO PEIXOTO
da Agência Folha, em Belo Horizonte
O ministro Patrus Ananias (Desenvolvimento Social) colocou seu nome à disposição do PT para concorrer ao governo de Minas Gerais, em 2010. Patrus é responsável pelo mais propagandeado programa social do governo Lula, o Bolsa Família.
"Na medida em que me coloco nesse debate, nessa discussão, sem nenhum personalismo, meu nome se coloca também como uma possibilidade para ser considerada pelo partido e pelas forças populares de Minas Gerais" disse o ministro.
A declaração ocorreu no final de semana, em Contagem (MG), em encontro da "Articulação" do PT de Minas (tendência que no PT nacional integra o Campo Majoritário), onde Patrus foi recebido com faixas e gritos de "governador".
O ministro Luiz Dulci (Secretaria Geral da Presidência) disse ser "precipitado" falar em nomes agora, mesmo afirmando que "a maioria das pessoas tem preferência pelo ministro Patrus".
No encontro faltou o prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel. Ele, que sonha com o governo de Minas, afastou Patrus e Dulci da disputa eleitoral em BH por causa da aliança que fez com o PSDB do governador Aécio Neves. Por isso não foi convidado para o encontro da corrente que ele próprio integra --embora o prefeito estivesse em Paris, em evento oficial ao lado de Aécio.
Apesar do ambiente desfavorável a Pimentel, Patrus e Dulci pregaram paz no PT-MG no rumo a 2010, o que implica não haver punição ao prefeito.
"A gente deveria passar uma borracha sobre isso. Assim como acho que não deve haver processo contra o prefeito, também não devemos mexer na ferida com relação aos companheiros que apoiaram a candidatura da Jô Moraes [PC do B]", disse Patrus.
Embora as lideranças do PT tenham defendido a não-punição a Pimentel, o presidente nacional do PT, deputado federal Ricardo Berzoini (SP), disse que o prefeito terá que dar explicações se quiser concorrer à indicação para ser candidato ao governo de Minas.
Dulci também fez declarações pela unidade interna e pelo direito de Pimentel concorrer, sem deixar de lembrar, sempre indiretamente, dos erros cometidos por ele. "Acredito que, em 2010, se todas as lideranças respeitarem a democracia interna do PT, nós podemos trabalhar juntos. Aposto na unidade do PT", afirmou.
Agora, a partir deste Blog, você poderá acessar o Jornal HOJE EM DIA (MG) e ler as notícias publicadas todos os dias, independentemente da data da última postagem deste Blog. Basta clicar no LINK que está situado ao lado direito desta página, logo abaixo dos LINKS "Google News" e "edsonpaim.com.br", os quais, quando clicados, conduzem o leitor às últimas Notícias dos Municípios, dos Estados, do País e do Mundo, publicadas em ambos. CONFIRA!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário