A Executiva estadual do PPS-MG decidiu lançar a candidatura do ex-presidente Itamar Franco ao Senado.
A informação foi levada pelo presidente nacional do PPS, Roberto Freire, ao seu microblog.
Freire anotou: “Itamar Franco, reunido com a Executiva do PPS-MG, acaba de aceitar disputar uma vaga no Senado por Minas Gerais”.
Itamar vai à disputa como integrante da chapa majoritária encabeçada pelo tucano Antonio Anastasia, candidato de Aécio Neves ao governo de Minas.
Mete-se numa disputa difícil. O próprio Aécio, se não ceder às pressões para ser vice de José Serra, concorrerá ao Senado.
Dono de popularidade que roça a casa dos 70%, Aécio é visto como “dono” de uma das duas vagas de Minas.
De resto, também o vice-presidente José Alencar (PRB) ensaia entrar na briga por uma das cadeiras.
Afora o respeito que sua figura inspira, Alencar levaria é precedido por um rastro de solidariedade pelo drama de sua luta contra o câncer.
O vice-presidente é visto, também ele, como um postulante difícil de ser batido. Lula já avisou ao PT: se Alencar quiser concorrer, a vaga será dele.
É em meio a esse cenário conflagrado que surge a candidatura de Itamar. Foi à presidência por um golpe do destino. Vice de Fernando Collor, herdou a vaga do titular derrubado.
Depois disso, porém, o eleitor mineiro já o brindou com um mandato de governador. Antes, dera-lhe dois mandatos de senador. Itamar não é, portanto, um adversário negligenciável.
Escrito por Josias de Souza às 19h59
Nenhum comentário:
Postar um comentário