quinta-feira, 18 de março de 2010

Dilma Rousseff confirma visita a Uberaba ainda hoje

Gabinete da ministra Dilma Rousseff (PT) confirma a agenda em Uberaba hoje. Em ritmo pré-eleitoral, a petista desembarca de manhã em Monte Alegre de Minas e anuncia investimentos para várias cidades do Triângulo Mineiro. Aproveitando a presença da ministra, o prefeito Anderson Adauto (PMDB) reivindicará a duplicação da BR-262 até o município e também a instalação da fábrica de amônia e ureia da Petrobras.

Destacando que Dilma é também presidente do conselho da Petrobras, AA afirma que este será o momento de reforçar o pedido para decisão a favor de Uberaba na escolha do local para instalação da nova planta. O prefeito acrescenta que o Governo de Minas já assegura ramal do gasoduto para atender ao município, o que completa a viabilidade técnica para o empreendimento.

Quanto à BR-262, Anderson conta que se trata de um pleito conjunto dos prefeitos da região alocar recursos no PAC 2 para duplicação da rodovia de Nova Serrana a Uberaba. Ele lembra que o trecho até Belo Horizonte já está em obras com investimentos da primeira etapa do programa. A próxima fase deverá ser anunciada no dia 26. Além disso, ele aproveita para reiterar o apoio à candidatura de Dilma à Presidência da República.

De acordo com o presidente do PT/Uberaba, Fábio Macciotti, as lideranças estão mobilizando os militantes da região para recepcionar a ministra e pré-candidata à sucessão presidencial. No entanto, ele afirma não ser planejado encontro para discutir estratégias para as eleições deste ano porque a vinda dela é apenas institucional.

A agenda oficial prevê sobrevoo das obras no trevão da BR-153, em Monte Alegre de Minas, por volta de 10h. São 95 quilômetros de duplicação para levar os motoristas de Brasília a Porto Alegre. No local, Dilma assina novos contratos e libera a construção de unidades do programa “Minha Casa, Minha Vida” para Araguari, Ituiutaba e Lagoa Formosa.

Em seguida, a ministra da Casa Civil se desloca até Uberaba, onde tem dois compromissos institucionais. Ela se reúne à tarde, no Parque Fernando Costa, com diretoria da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). Dilma conhecerá também empresa de genética animal com os pecuaristas, às 15h. Depois, a agenda prevê visita ao Jardim Copacabana, em fase final de construção.

domingo, 14 de março de 2010

Aécio Neves reafirma que disputará vaga no Senado


Ao reafirmar que será candidato a senador, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), disse hoje que o Congresso Nacional precisa de uma 'nova postura' e se aproximar do 'sentimento da sociedade brasileira'.

Questionado, Aécio afirmou também que é muito cedo para falar em pretensão de presidir o Senado. 'Fui parlamentar durante grande parte da minha trajetória. E acho que o Congresso Nacional precisa de uma nova postura.

Precisa, de alguma forma, aproximar-se mais do sentimento da sociedade brasileira. E eu quero estar lá, se merecer a confiança dos mineiros, para dar a minha contribuição a um novo momento do Congresso Nacional', disse o governador durante visita a Varginha, no sul do Estado.

Aécio recebeu no município o título de cidadão honorário, em mais um capítulo do périplo que faz acompanhado do vice e pré-candidato tucano à sua sucessão, Antônio Anastasia. O governador disse que a presidência do Senado 'é uma questão que precisa ser analisada lá adiante'. 'É muito cedo para falar sobre isso'.

Na estratégia para consolidar o governador como uma liderança nacional, aecistas trabalham com essa expectativa, mas sabem que ela depende de diversas circunstâncias. De qualquer forma, Aécio procurará representar a 'renovação' da casa parlamentar, acossada por denúncias no ano passado.

'Destino' - Neste sábado, ele voltou a afirmar que não cogita compor como vice uma chapa puro-sangue encabeçada pelo governador de São Paulo, José Serra. Mais uma vez, prometeu empenho numa campanha do colega paulista, virtual presidenciável do PSDB. 'Estarei ao lado do companheiro José Serra no limite das minhas forças, mas considero que, neste momento, a minha presença em Minas Gerais é mais importante'.

O mineiro ressaltou que se apresentou ao partido como uma alternativa para a eleição presidencial, agregando eventualmente o apoio de partidos que atualmente fazem parte da base aliada ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 'O partido opta por caminhar com um grande nome, que é o companheiro José Serra, homem público extremamente experimentado', observou. 'Vamos caminhar ao seu lado'.

Aécio também repetiu que não existe a hipótese de ele assumir o posto de presidenciável caso Serra venha a desistir. 'E é até importante que nós paremos com essas especulações'. Dizendo-se um 'homem de partido', o governador, contudo, observou que está 'muito sereno' e lembrou a frase do avô Tancredo Neves: 'Presidência é muito mais destino do que qualquer outra coisa. Vamos aguardar'.

sábado, 13 de março de 2010

Após exames, Alencar diz que deve concorrer ao Senado


Depois de anunciar a vitória em mais uma batalha na guerra contra o câncer, o vice-presidente José Alencar afirmou ontem, no Rio de Janeiro, que deve disputar o Senado por Minas Gerais na eleição de outubro. Segundo ele, os resultados dos exames feitos na quarta-feira foram excelentes e há um 'definhamento' dos tumores na região abdominal.

Sobre a participação nas eleições, Alencar disse que, por causa da idade - completará 79 anos em outubro -, será mais adequado disputar um cargo no Legislativo. Nas últimas semanas, a evolução positiva de sua saúde fez com que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seus aliados o instassem a disputar o governo de Minas.

'Acho que minha saúde estando bem eu posso levar uma grande contribuição oriunda da minha experiência como empregado, como empregador do setor privado e como homem público. E acho que posso ser útil para o meu País, que é a única coisa que me move.' As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Terra treme no Chile na posse do presidente


Claudio santana/AFP

Três fortes abalos voltam a atingir país e assustam até chefes de Estado como Evo Morales, Fernando Lugo e Rafael Corrêa, que prestigiavam posse de Sebastián Piñera. Novo alerta de tsunami chegou a ser acionado.
Claudio santana/AFP

Três fortes abalos voltam a atingir país e assustam até chefes de Estado como Evo Morales, Fernando Lugo e Rafael Corrêa, que prestigiavam posse de Sebastián Piñera. Novo alerta de tsunami chegou a ser acionado.


http://wwo.uai.com.br/EM/html/capa_em/capa_em.shtml

quarta-feira, 10 de março de 2010

Homem que ficou 8 anos preso será indenizado em MG

São Paulo - O Tribunal de Justiça de Minas Gerais condenou o Estado a indenizar um homem que passou oito anos preso por engano. De acordo com o tribunal, a indenização por danos morais foi fixada em R$ 300 mil e mais dois salários mínimos de danos materiais correspondentes a cada mês em que esteve preso. Os valores serão corrigidos a partir da data da prisão.

Em outubro de 1997, o homem foi condenado a uma pena de 23 anos de reclusão pela morte de um taxista durante um assalto. Ele foi preso em flagrante depois de ser apontado por um adolescente, que teria participação no crime, como coautor do delito.

O homem cumpriu pena na Penitenciária Nelson Hungria de 25 de outubro de 1997 a 14 de fevereiro de 2006, quando teve alvará de soltura expedido pelo 2º Grupo de Câmaras Criminais do TJ. Após justificativa judicial, o menor foi ouvido, esclareceu que prestou declarações falsas e apontou o verdadeiro culpado do delito.

Segundo o relator do recurso, desembargador Antônio Sérvulo, "no caso em tela, estamos diante de uma lamentável hipótese de erro jurídico, em decorrência do qual o autor permaneceu preso por aproximadamente 8 anos e 4 meses. Importa asseverar que o equívoco não pode ser atribuído, exclusivamente, ao Judiciário, mas também ao Poder Executivo e ao Ministério Público, derivado da equivocidade do Inquérito Policial e do oferecimento de denúncia em face de inocente."

* do UOL Notícias

sábado, 6 de março de 2010

Exército ajudará a combater dengue em cidade mineira

Belo Horizonte - O Exército terá de entrar em ação para ajudar o município de Carangola, no interior de Minas, a combater o Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue. Mais de 2,1 mil notificações da doença já foram registradas pela secretaria municipal de saúde.

Vinte e cinco soldados reforçarão a equipe de agentes de saúde, que já conta com outros 25 profissionais cedidos pelos municípios vizinhos. No trabalho também atuarão 59 servidores municipais de Carangola. De acordo com informações da secretaria municipal de saúde, a dengue começou a se alastrar na cidade de 32 mil habitantes em dezembro. As altas temperaturas registradas nos últimos meses contribuíram para a procriação do mosquito.

O combate à dengue em Carangola ocorre em várias frentes. Além da limpeza de calçadas e quintas, os agentes trabalham na pulverização de inseticidas e aplicação de larvicidas nas residências vulneráveis.

* do UOL Notícias

sexta-feira, 5 de março de 2010

Valdo Cruz: Vida de José Serra não será nada fácil em MG

O repórter da Folha e colunista da Folha Online Valdo Cruz esteve em Minas Gerais na inauguração da Cidade Administrativa presidente Tancredo Neves.

Em uma conversa informal com um taxista, o profissional disse a Cruz que votaria em Dilma Rousseff para presidente. "Serra tirou a oportunidade do Aécio Neves ser candidato a presidente", disse o taxista.

Segundo o repórter, o taxista afirmou que no interior de Minas, a opinião da população também é essa. Todos votarão em Aécio -- mas para o Senado. "A vida do Serra não vai ser nada fácil em Minas Gerais", diz o colunista.

Valdo Cruz

quinta-feira, 4 de março de 2010

Tancredo Neves: Leia a repercussão pelos seus 100 anos

O presidente Tancredo de Almeida Neves completaria 100 anos nesta quinta-feira. Ele nasceu em 4 de março de 1910 em São João del-Rei (MG). Veja a repercussão de seu centenário:

"Tancredo era genuinamente um democrata. Era também, na sua essência, homem do Parlamento, especialmente atraído pelo debate das ideias. Acredito que foi justamente o exaustivo exercício do contraditório que adensou suas crenças na política como espaço para o diálogo, o entendimento e a construção dos necessários consensos em torno das grandes causas nacionais."
Aécio Neves (PSDB), governador de Minas Gerais e neto de Tancredo

"Foi um grande homem, fundador da Nova República que foi o melhor período da história republicana brasileira em todos os aspectos: a democracia de massa, o avanço na estabilidade, a paz social, o processo democrático. Me pareceu muito justificado vir aqui hoje a esta homenagem."
José Serra (PSDB), governador de São Paulo

"Há homens que dão a vida por um país: Tancredo deu mais, ele deu a morte."
José Sarney (PMDB-AP), presidente do Senado

"O Brasil tem dois mártires que nasceram em São João Del-Rei e morreram em um dia 21 de abril: Tiradentes e Tancredo Neves."
Pedro Simon (PMDB-RS), senador

"Os compromissos fundamentais de Tancredo sempre foram a defesa do Estado de Direito, o respeito às liberdades fundamentais e o compromisso com a justiça social."
Francisco Dornelles (PP-RJ), senador e sobrinho de Tancredo

Hoje, sob a perspectiva da história, penso que o ensinamento de Tancredo Neves foi ter tido a visão de que esse [eleição indireta] era o caminho mais efetivo naquele momento. Muitas vezes, a condução de um processo não se dá exatamente como idealizamos, o caminho se mostra menos claro do que o que gostaríamos. Enxergar as possibilidades da construção do novo por fórmulas antigas é uma qualidade que o presidente Tancredo Neves possuía. E sua postura foi, com certeza, decisiva para nossa história."
Marina Silva (PV-AC), senadora e pré-candidata à Presidência

"Não existisse a pessoa discreta, ponderada, comedida, moderada, concentrada, inteligente e perscrutadora como foi Tancredo, não haveria o Tancredo Neves estadista, o político talhado para enfrentar e resolver os difíceis problemas que ocorrem em crises aparentemente insolúveis
Eduardo Azeredo (PSDB-MG), senador

"Não por acaso são inesgotáveis as referências em torno de sua sabedoria política, de seu discernimento fino, de sua engenhosidade, de sua prudência, de sua capacidade de conciliação e de sua moderação."
Eliseu Resende (DEM-MG), senador

"Primeiro presidente civil após o golpe militar de 1964, desempenhou papel crucial no delicado processo de transição democrática, erguendo pontes e alianças essenciais para a harmonização dos ânimos daquela conturbada época. E isso exigia muita competência política."
Valdir Raupp (PMDB-RO), senador

"Taticamente flexível, ensinaria ele, mais tarde, a colegas oposicionistas impacientes ou desesperançados e a uma opinião pública acuada e descrente pela brutalidade do regime de 64, que, em cada pequena vitória de hoje, devemos procurar as sementes de conquistas maiores no futuro."
Jefferson Praia (PDT-AM), senador

"[Tancredo] conduziu como Moisés a nação brasileira para fora das trevas da ditadura e no final só pôde só ter um vislumbre do amanhecer da democracia que obtivera para seu povo."
Serys Slhessarenko (PT-MT), senadora

"Eu diria que Tancredo pertence inclusive ao PT, que não o queria na Presidência e hoje não se fez representar aqui. O governo, de maneira indelicada, não enviou nenhum representante. Eu estranho isso sinceramente. Era melhor ter enviado alguém que teria ouvido o discurso do senador Pedro Simon [PMDB-RS]. E faz parte da democracia ter bons ouvidos, faz parte da democracia não silenciar quando se entende que há algo a se registrar, a se manifestar de contrariedades."
Arthur Virgílio (PSDB-AM), senador

"[Tancredo pode ser considerado] um dos gigantes da construção da democracia brasileira."
Eduardo Suplicy (PT-SP), senador

"Da vitalidade do Poder Legislativo se julga a força de um regime democrático. Quando inoperante e claudicante, expressa nas suas deficiências e deformações a precariedade do regime que espelha e serve. Mas se forte, respeitado e fecundo, está refletindo o vigor das instituições democráticas que nele se sustentam e dele recebe a seiva do seu vigor."
Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), senador

quarta-feira, 3 de março de 2010

Aécio rejeita novamente ser candidato a vice na chapa de Serra


Estadão/JP

Ao chegar há pouco ao Senado, para a cerimônia do centenário de nascimento do avô e ex-presidente da República, Tancredo Neves, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, negou, mais uma vez, sair candidato a vice, na chapa do governador de São Paulo, José Serra, para a presidência da República. "Não cogito essa possibilidade", afirmou.

Nesta quarta-feira, 3, o Congresso vai realizar uma sessão solene para lembrar o primeiro presidente civil após o golpe militar de 1964. Na quinta, será inaugurada em Belo Horizonte a nova sede do governo do Estado, projetada por Oscar Niemeyer, com o nome do ex-presidente. No mesmo dia reabre em São João Del Rey, completamente reformulado e com o patrocínio de empresas privadas, o Memorial Tancredo Neves.

As comemorações prosseguirão nas semanas seguintes com exposições, lançamentos de livros e de um documentário cinematográfico dirigido por Silvio Tendler, homenagens na Academia Brasileira de Letras (ABL) e no Museu Histórico do Rio de Janeiro e outros eventos.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Marcos Valério, além de ser convertido em réu no caso do tucanoduto mineiro, teve sua casa ‘assaltada’ em Minas Gerais

Em três dias, a urucubaca apareceu para Marcos Valério duas vezes.



A primeira aparição, já noticiada, ocorreu na quinta (25) passada.



Uma juíza convertera-o em réu no caso do tucanoduto mineiro.



No sábado (27), a casa do multioperador de arcas foi assaltada. Apenas uma funcionária de Valério encontrava-se no imóvel.



Disfarçado de funcionário da prefeitura, um dos assaltantes entrou. Recolheu objetos pessoais, jóias, eletrônicos e dinheiro.



Do lado de fora, aguardava-o um comparsa motorizado. Saíram sem ser importunados. Um observador incauto poderia perguntar: assalto ou expropriação?



- PS.: Siga o blog no twitter.

Escrito por Josias de Souza às 02h41