Rayder Bragon
Especial para o UOL Notícias
Em Belo Horizonte
O prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), assinou convênio nesta segunda-feira (21) com superintendente da Polícia Federal em Minas Gerais para que guardas municipais passem a trabalhar com armas de fogo em locais considerados de risco na capital mineira. Ainda não há data definida para colocar em prática o convênio.
O convênio era o último entrave para o procedimento e uma das condições previstas no Estatuto do Desarmamento, Lei nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003, e da legislação complementar que tratam sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição.
Até então, os agentes trabalhavam munidos apenas de cassetetes e coletes à prova de bala. A alegação da prefeitura para dotar a guarnição de armas letais, além de permitir maior proteção ao guarda, baseou-se em mapeamento de locais onde funcionam órgãos da administração pública que tenham sido alvo de ocorrências mais graves, ou tenham potencial para incidentes que exijam intervenção armada.
Segundo a assessoria de imprensa da Guarda Municipal, os endereços onde os agentes vão trabalhar armados não vão ser divulgados por questão de segurança. A análise de ocorrências servirá para identificar onde há necessidade do uso. Se as incidências diminuírem, as armas são transferidas para guardas em locais que as exijam, informou a assessoria do órgão.
“Um posto de saúde que funcione em uma favela não tem que ter necessariamente a presença de um guarda armado. Mas, por exemplo, em um local como uma unidade de pronto-atendimento, que atenda pessoas baleadas ou esfaqueadas, merece atenção por haver a hipótese de o agressor invadir o local na tentativa de executar o ferido”, avaliou Genedempsey Bicalho Cruz, secretário municipal de Segurança Urbana e Patrimonial, cuja pasta é responsável pela guarda municipal. Ele afirmou que os agentes foram treinados além da carga horária que exige a lei.
Segundo a prefeitura, ao todo serão 350 guardas munidos com revólveres 38 e pistolas semiautomáticas. A corporação é formada por 1.850 homens, treinados pela Polícia Militar em curso de tiro e que passaram por avaliação psicológica.
Para receberem o armamento, será necessário reciclagem do curso de tiro e um novo teste de avaliação psicológica. O porte de arma será expedido pela PF. Os que não forem portar as armas de fogo vão ter acesso a armas não-letais, como armas de choque, ainda não adquiridas pelo órgão.
Criada em 2003, a Guarda Municipal é responsável pela a vigilância de locais da administração pública da cidade, e em postos de saúde e escolas da prefeitura, além de auxiliar a polícia militar a fiscalizar o trânsito da cidade. Ainda conforme a assessoria, se necessário, os guardas portarão armas inclusive nesses locais.
Extrapolando funções
Para o conselheiro federal da seccional de Minas Gerais da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Mário Quintão Soares, a medida pode provocar efeito contrário ao desejado pela prefeitura. “O tempo foi muito exíguo para treinar alguém para manusear armas letais. Essas pessoas aprenderam apenas a atirar. O curso psicológico também é escasso para a formação de quem vai portar esse tipo de armamento”, afirma.
Ainda de acordo com ele, a medida extrapola as funções para as quais a corporação foi formada. “A guarda municipal está extrapolando as suas competências. Ela foi criada apenas para preservar o patrimônio público e, com esse convênio, nos entendemos que ela passa a complementar um serviço que é exclusivo da Polícia Militar”, disse o conselheiro, que defende aumento no efetivo da polícia mineira para que apenas os militares possam fazer a segurança em locais instáveis.
Agora, a partir deste Blog, você poderá acessar o Jornal HOJE EM DIA (MG) e ler as notícias publicadas todos os dias, independentemente da data da última postagem deste Blog. Basta clicar no LINK que está situado ao lado direito desta página, logo abaixo dos LINKS "Google News" e "edsonpaim.com.br", os quais, quando clicados, conduzem o leitor às últimas Notícias dos Municípios, dos Estados, do País e do Mundo, publicadas em ambos. CONFIRA!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário