Menor crocodilo do Brasil é exposto pela primeira vez
-
Divulgação/UFTM
Fósseis desse crocodilo foram encontrados ao acaso em 2009 por Amarildo Martins Queiroz, proprietário da Fazenda Três Antas. As escavações na propriedade em Campina Verde continuaram até outubro de 2014. A espécie, até então, era desconhecida da ciência.
De acordo com o geólogo Luiz Carlos Borges Ribeiro, a quantidade, grau de preservação e o número de fósseis encontrados na região são notáveis. Alguns exemplares traziam esqueletos quase completos, contendo crânio, vértebras, patas e cauda.
O crocodilo em questão é o menor entre seus parentes daquela época já descobertos no Brasil. Ele media 1,8 metro de comprimento e habitava a região durante o período Cretáceo Superior, há cerca de 90 milhões de anos. Diferentemente dos jacarés e crocodilos atuais que sempre estão próximos aos rios e lagos, o crocodilo de Campina Verde vivia essencialmente em terra firme.
Segundo os pesquisadores, seu corpo possuía patas longas e retas e cauda cilíndrica curta, inadequada para nadar. Além disso, a espécie tinha poucas placas ósseas compondo a couraça, o que o tornava leve e ágil. "Esta é a primeira vez que os fósseis originais estão expostos ao público", explicou o geólogo.
Veja também
- Pesquisadores descobrem fóssil de "super salamandra" da era dos dinossauros
- Cientistas solucionam mistério de mamíferos sul-americanos descobertos por Darwin
- Fósseis de 80 milhões de anos são encontrados em obra em Uberaba
- Descoberto monstro marinho que viveu há 480 milhões de anos
- Chile confirma que há relação entre esfriamento da Terra e fim de dinossauros
Nenhum comentário:
Postar um comentário