sábado, 1 de setembro de 2007

Lambari: Diagnóstico Turístico Termal do Município

Diagnóstico Turístico Termal de Lambari


No dia 22, quarta-feira foi apresentado no Cassino do Lago, o diagnóstico sobre o Turismo Termal em Minas Gerais através do SEBRAE e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Parcerias feitas em seis localidades por uma empresa italiana de consultoria, visando detectar o potencial de cada cidade para este segmento do turismo.

A análise da situação termal começou em fevereiro deste ano e foi realizada nas cidades de Araxá, Cambuquira, Poços de Caldas, Caxambu, São Lourenço e Lambari. Representantes do Comtur, da Prefeitura, SEBRAE, da Copasa, do Hotel Rezende, Hotel Itaici, Pousada Bela Vista, ONG Nova Baden, Camping das Cachoeiras, da ACIL entre outros conferiram o diagnóstico.

Uma pesquisa feita com agências de turismo e na cidade apontou que Lambari não é referência do turismo termal porque não é conhecida por esse segmento turístico como as outras estâncias. Termalismo é visto como turismo secundário em Lambari. Outro ponto marcante da pesquisa realizada em Lambari foi quanto a ameça da situação: Lambari não possui integração e união dos empresários, poder público e comunidade em geral. A cidade tem potencial turístico natural, cultural, esporte e lazer, segurança mas não possui união da iniciativa privada e de empreendedores do turismo.

Após a apresentação dos números, pontos positivos e o que pode ser melhorado houve um debate da análise, e a montagem de um plano para ser encaminhado para a Secretaria de Turismo do Estado, com pontos positivos e com o que pode ser melhorado em Lambari, além de sugestões do que pode ser feito para se vender Lambari como uma cidade termal.

Nenhum comentário: