Pesquisa: Aécio acredita que levou os votos de Marina que seguiram para Dilma
13/10/2013 16:47
Por Redação - de São Paulo e Brasília
Por Redação - de São Paulo e Brasília
Apenas uma pesquisa é capaz de gerar duas conclusões em candidatos dispostos em campos absolutamente opostos. Segundo o cruzamento dos dados das últimas pesquisas Datafolha, realizado pelo próprio instituto, a presidenta Dilma Rousseff foi quem herdou a maior parte dos votos de Marina Silva. Para o tucano Aécio Neves, porém, o destino dos votos, em tese, perdidos pela ex-ministra do Meio Ambiente no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é o PSDB.
Em números exatos, 42% dos apoiadores de Marina migraram para Dilma, 21% foram para Aécio Neves e 15% para Eduardo Campos, a quem ela apoia oficialmente. No entanto, há um viés de alta para o pernambucano, uma vez que apenas 37% dos eleitores de Marina sabem que, agora, ela está filiada ao PSB.
Divulgada na véspera, pelo Datafolha, a pesquisa mostrou que Dilma seria reeleita em primeiro turno, com 42% dos votos, contra 21% de Aécio e 15% de Eduardo Campos. Se José Serra fosse o candidato tucano, no lugar de Aécio, a migração dos votos de Marina seria semelhante. Dilma herdaria 40%; Serra, 25%; Campos, 15%.
Da pesquisa, o pior dado para o PSDB é o que revela que 60% dos eleitores não votariam num nome apoiado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso – que talvez tenha que ser escondido pelos tucanos, assim como foi nas eleições anteriores.
Outra visão
Na avaliação do presidenciável do PSDB, Aécio Neves (PSDB-MG), sobre a mais recente pesquisa Datafolha, porém, é a de que ele herdou a maioria dos votos da ex-senadora Marina Silva. O PSDB acredita que o senador tucano foi o candidato que mais se beneficiou com a ida da ex-ministra ao PSB, de Eduardo Campos. Segundo o levantamento, Aécio cresceu oito pontos percentuais, tendo agora 21% da aprovação do eleitorado.
– As pesquisas, neste momento, quando ainda não existem candidaturas definidas, devem ser sempre vistas com serenidade. Mas os números divulgados pelo Datafolha são extremamente positivos para o PSDB, porque confirmam que somos a principal alternativa no campo da oposição. O governo é quem deve estar preocupado. Apesar da alta e permanente exposição da presidente nos veículos de comunicação, e sendo uma candidata que tem o conhecimento de 100 por cento dos eleitores, foram as candidaturas alternativas ao governo que, proporcionalmente, mais cresceram – declarou Aécio.
Leia, a seguir, a nota publicada na página do PSDB na internet:
Pesquisa do Datafolha divulgada neste sábado mostra que o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, foi quem mais se beneficiou com ida da ex-senadora Marina Silva ao PSB.
Na simulação feita pelo Datafolha, Aécio agora ocupa a segunda colocação na disputa presidencial, com 21% das intenções de votos.
O tucano subiu oito pontos percentuais (a presidente Dilma Rousseff e o governador Eduardo Campos cresceram sete pontos cada) em relação à pesquisa anterior do mesmo instituto, quando Aécio apareceu em terceiro lugar com 13% das intenções de votos.
“Diferente do desejo da presidente Dilma Rousseff, que apostou na perda de força da oposição, quem sai mais fortalecido com a migração de votos da ex-senadora Marina Silva é Aécio Neves. O oponente que Dilma menos gostaria que saísse fortalecido”, avalia o presidente do Diretório do PSDB em São Paulo, deputado Duarte Nogueira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário