quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

A proibição de venda de bebida alcoólica nas BRs, a partir de fevereiro, determinada por medida provisória, não é novidade em Minas

ESTADO DE MINAS

- PAC vira arma contra crise

- Ao apresentar o balanço de um ano do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), ontem, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, afirmou que ele funcionará como uma vacina, para proteger o Brasil da crise externa. Segundo a ministra, a execução dos projetos estimula a demanda interna, o que fortalece a economia frente às turbulências no cenário mundial. "O ano de 2008 será de muitas realizações. O país terá, de norte a sul, não só a contratação de obras em grande escala, mas um grande canteiro de obras em processo de viabilização", ressaltou Dilma. Garantiu ainda que os cortes para adequar o Orçamento à extinção da CPMF não atingirão o PAC. Segundo os números divulgados pelo governo, o percentual de obras do programa considerado em estágio adequado ao cronograma previsto subiu de 80%, em setembro, para 86%, em dezembro. A verba empenhada chegou a R$ 16 bilhões, ou 97% do total para 2007. O pagamento realmente efetivado, porém, atingiu apenas 27%. (págs. 1, 3, 4 e editorial 'Programa andou mal', pág. 10)

- Queda de juro nos EUA faz Bovespa disparar - Banco central americano baixa taxa em 0,75 ponto percentual, maior corte em duas décadas, e mercados reagem bem. Bolsa brasileira sobe 4,45%. (págs. 1 e 12)

- A qualidade de vida das crianças melhorou, revela o Índice de Desenvolvimento Infantil (IDI), do Unicef, mas Minas Gerais ainda não conseguiu se distanciar da média do país e caiu no ranking dos estados. De 2004 para cá, passou da 12ª para a 13ª posição. O principal indicador, porém, a taxa de mortalidade infantil, teve queda de 40,9%. O número de mortes até 5 anos para cada mil nascidos vivos é de 24,7, o que põe o estado em 17º, entre as unidades da federação - mas, nesse caso, os piores desempenhos estão no alto da lista. Entre as crianças com até 1 ano, a taxa de mortalidade é de 21,1, correspondente ao 16º lugar no levantamento nacional. Políticas de atenção nutricional e o atendimento adequado em maternidades, como a Hilda Brandão, da Santa Casa de BH, são alguns dos fatores que influenciaram o avanço.(págs. 1 e 21)

- A proibição de venda de bebida alcoólica nas BRs, a partir de fevereiro, determinada por medida provisória, não é novidade em Minas. Lei estadual já veta o comércio nas MGs, desde 1994, mas é ignorada devido à falta de fiscalização e de dispositivos complementares. (págs. 1, 19 e 20)

- Gás natural - Novo campo pode levar Brasil à auto-suficiência. (págs. 1 e 14)

- Triângulo em alerta para a febre amarela. (págs. 1 e 23)

- Venezuela - Exército tenta conter o contrabando de comida. (págs. 1 e 19)


(Estado de Minas - Sinopse Radiobrás)

Nenhum comentário: