sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Servidores federais fazem protesto antes da chegada de Dilma em MG (Postado por Lucas Pinheiro)

Servidores federais fizeram uma manifestação antes da chegada da presidente Dilma Rousseff a Rio Pardo de Minas, na Região Norte de Minas Gerais, na manhã desta sexta-feira (10). Dilma vai à cidade divulgar ações do programa federal de atendimento odontológico gratuito, o "Brasil Sorridente", que está sendo ampliado.

Professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e de universidades de Salinas e Ouro Preto levaram faixas e apitos para pedir a reabertura das negociações pelo governo federal.

Diversas categorias de servidores federais estão em greve. Nessa quinta-feira (9), o Ministério do Planejamento anunciou que vai receber os sindicatos representantes dos grevistas entre os dias 13 e 27 de agosto, para uma rodada de negociações. Termina no dia 31 de agosto o prazo para incluir reajustes com pessoal no Projeto de Lei Orçamentária.  

O governo já fez as contas do impacto causado ao orçamento do país caso as reinvindicações de todas as categorias de todos os poderes fossem atendidas – incluindo aumento salarial e reestruturação de carreiras. Segundo cálculos do Planejamento, o gasto adicional na folha de pagamento seria de R$ 92,2 bilhões, o que equivale a 2% de todo o Produto Interno Bruto (PIB) do país.

"Brasil Sorridente"
De acordo com o Ministério da Saúde, a cerimônia de anúncio da ampliação do programa será  realizada simultaneamente em outras quatro localidades, além de Rio Pardo, onde Dilma vai estar: Água Branca (PI),  Ananindeua (PA), Santo Antônio da Platina (PR) e Caixas do Sul (RS).

Na mesma ocasião, será assinada portaria que reajusta os procedimentos relacionados à prótese dentária. Até o final deste ano, 400 mil próteses devem ser distribuídas em 1.304 municípios.

Em Rio Pardo, Dilma Rousseff, além de anunciar a ampliação do "Brasil Sorridente", vai entregar unidades odontológicas móveis.O investimento previsto na área de assistência odontológica em todo o país é de R$ 3,6 bilhões até 2014, de acordo com o governo.

Nenhum comentário: