terça-feira, 3 de maio de 2011

Ponte na BR-381 começa a ser demolida para duplicação

Dnit vai decretar estado de emergência para manutenção das vias que estão sendo utilizadas como desvio


Wesley Rodrigues
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Ponte sobre o Rio das Velhas foi interditada após constatação de rachaduras


Foi iniciada nesta segunda-feira (2) a demolição da ponte sobre o Rio das Velhas, no KM 455 da BR-381, em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). De acordo com o superintendente adjunto do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Minas, Sebastião de Abreu Ferreira, o processo de destruição deve durar 15 dias e será executado de maneira mecânica, ou seja, sem a necessidade da utilização de explosivos.

Além disso, revelou que o órgão vai decretar ainda hoje situação de emergência para manutenção das vias que serão utilizadas como desvios, principalmente nas cidades de Sabará, Caeté e Santa Luzia. Os municípios passaram a servir como opções de desvio da BR-381 desde a interdição da ponte sobre o Rio das Velhas, no quilômetro 455, no último dia 20.

“Para a demolição da ponte serão utilizados máquinas e equipamentos próprios de perfuração. Vamos também decretar situação de emergência para garantir a preservação e a execução de projetos de restauração de vias urbanas municipais e estaduais que estão sendo utilizadas com desvios”, explicou o superintendente adjunto do Dnit. Segundo ele, a nova ponte deve ser construída em 180 dias e custar cerca de R$ 30 milhões. A construtora M. Martins será responsável pelas obras de demolição da ponte comprometida e a construção de um novo acesso para veículos.

O Exército também iniciou as obras das fundações das duas pontes metálicas que serão instaladas sobre o Rio das Velhas. As travessias têm previsão de serem concluídas em 60 dias e vão substituir provisoriamente a ponte de concreto. Já a travessia metálica exclusiva para pedestres, que substituirá a atual passarela montada pelo Exército, será concluída entre 15 a 30 dias.

O tráfego de veículos pesados, entre Sabará e Caeté, continua proibido. Já na LMG-145, em Santa Luzia, só poderão transitar caminhões de até 30 toneladas e com 15 metros de comprimento. Veículos acima desta capacidade, que vêm do Espírito Santo, terão que passar por Rio Casca. Para quem vem da Região Leste do Estado, o desvio será feito por Barão de Cocais.

Membros do Comitê Gestor, formado por representantes do próprio órgão, das Polícias Rodoviárias Federal e Estadual, do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG), além da BHTrans e da Confederação Nacional do Transporte, se reuniram para definir onde serão instaladas as placas de sinalização e de indicação de rotas alternativas, e como será realizada a fiscalização nas rodovias. O tenente-coronel Sebastião Emídio, comandante da Polícia Militar Rodoviária (PMRv), e o inspetor Aristides Júnior, da PRF, garantiram que as corporações vão trabalhar em conjunto para que os veículos de carga respeitem os desvios.
 

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