sábado, 30 de abril de 2011

Obra de ponte metálica sobre o Rio das Velhas começa na 2ª

Estrutura na BR-381 sobre o Rio das Velhas vai liberar o trânsito no local; trabalho deve ser concluído entre 45 e 60 dias


Wesley Rodrigues
ponte do rio das velhas
Com rachaduras, ponte foi interditada no último dia 20 de abril


As obras das fundações das duas pontes metálicas que serão instaladas sobre o Rio das Velhas, no KM 455 da BR-381, em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, começam na próxima segunda-feira (2). As travessias têm previsão de serem concluídas entre 45 e 60 dias e vão substituir provisoriamente a ponte de concreto, que está interditada desde o dia 20 de abril. O custo total de todas as intervenções emergenciais deve superar os R$ 50 milhões.

O diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antônio Pagot, se reuniu na manhã desta sexta-feira (29) com prefeitos de Santa Luzia, Sabará, Ouro Preto e representantes de Mariana, Caeté e Belo Horizonte, para debater a situação caótica que se instalou no trânsito dessas cidades, cujas ruas e estradas passaram a ser desvios para o tráfego.

Segundo o prefeito de Sabará, Willian Borges, o clima é de desespero nas cidades. Ele disse que não se sabe mais o que fazer para minimizar os problemas. “Não pode restringir o trânsito acima de oito toneladas, pois não chegam mercadorias na cidade, o comércio para. Como que o povo fica nessa situação?”, indagou se referindo a uma interdição próxima ao Km 12 da BR-381, na manhã desta sexta-feira, que não deixava nenhum caminhão entrar em Santa Luzia, isolando o Distrito Industrial Simão da Cunha.

Luiz Antônio Pagot garantiu que todas as intervenções serão finalizadas em até seis meses. Ele afirmou que a travessia metálica para pedestres, que substituirá a atual passarela montada pelo Exército, será concluída entre 15 a 30 dias. Já as duas pontes metálicas a previsão é de até dois meses. “É um sofrimento, só que é melhor esperar 60 dias do que uma solução em 180”, declarou.

Na reunião, foi decidido que o Dnit irá restringir o trânsito de veículos pesados nestas cidades. Só terão acesso os caminhões que tiverem os municípios como destino final. Além disso, o órgão ficará responsável por sinalizar, iluminar e recuperar todas as rodovias estaduais e vias urbanas que agora servem como os novos desvios. Segundo Luiz Pagot, o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) irá entregar um levantamento de quais locais devem receber as intervenções, dentre elas a MG-145, que terá a restrição de trânsito ampliada de 8 para 20 toneladas.

“Não fechamos ainda o pacote de obras emergenciais. Provavelmente passe os R$ 50 milhões. A ponte de concreto ainda não tem valor fechado. Três empresas foram definidas, sendo a M. Martins, Egesa e a Fides. Na próxima terça-feira, elas entregarão relatórios de custos. O colegiado do Dnit definirá qual empresa fará as obras”, explicou.


Segundo o diretor-geral do Dnit são cerca de 4.000 pontes no Brasil sob responsabilidade do Dnit, e que dessas, 1.100 precisam de algum tipo de intervenção. Luiz Pagot disse que a do Rio das Velhas não estava entre as que demandavam recuperação. Ele disse que os técnicos detectaram que as sapatas da base da travessia foram descalçadas com as últimas chuvas.

“Além disso, há uma informação não confirmada que às 5 horas de quarta-feira, passaram dois caminhões enormes, que trabalham em pátios de minas, sobre a ponte. Se for verdade, pode ser o motivo do recalque seja o sobrepeso excessivo. Não vamos deixar barato, vamos fazer uma auditoria para saber os responsáveis pelo problema”, informou.

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