Após muitas reviravoltas, a disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte
terá sete candidatos. As candidaturas foram protocoladas nesta
quinta-feira (5), no Tribunal Regional Eleitoral mas as eleições
devem ser polarizadas entre Patrus Ananias (PT) e Marcio Lacerda
(PSB).



Marcio Lacerda
Marcio Lacerda e Délio Malheiros exibem documento de registro da candidatura (Foto: Carlos Roberto)

Com o apoio de 18 partidos, do senador Aécio Neves (PSDB), e sob escolta policial, o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB) registrou sua candidatura à reeleição no início da tarde. A campanha do socialista contará com um conselho formado por um representante de cada legenda e a coordenação deverá ficar a cargo dos tucanos.

Já o petista Patrus Ananias terá o apoio do PMDB, que indicou o vice Aloíso Vasconcelos. O PT terá a companhia do PCdoB, que no último momento abandonou a chapa de Lacerda para caminhar com seu aliado. O PRTB seguiu o mesmo caminho. A decisão sobre o apoio do PSD, cuja cúpula definiu caminhar com Patrus, só será tomada pela Justiça Eleitoral.



Patrus Ananias
Patrus Ananias e Aloisio Vasconcelos protocolam candidatura no TRE (Foto: Carlos Roberto)
 
Os demais candidatos são Maria da Consolação (PSOL/PCB), Vanessa Portugal (PSTU), Tadeu Martins (PPL), Pedro Paulo, mais conhecido como Pepê (PCO), e Alfredo Flistes (PHS).

Reflexo Nacional

A polarização da disputa eleitoral em Belo Horizonte poderá refletir no cenário político nacional e representar uma prévia da eleição presidencial de 2014.

Ao escolher o lado do senador Aécio Neves, Lacerda passa a ser adversário da presidente Dilma Rousseff (PT) e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que defendem a candidatura de Patrus Ananias (PT) na capital mineira.

Sobre a influência da presidente da República na candidatura do PT à prefeitura de BH, os correligionários de Patrus Ananias responsabilizaram o grupo de Aécio Neves pela ampliação do debate.



arte patrus e lacerda